terça-feira, 3 de novembro de 2009

SALMONELOSE

É uma forma de intoxicação alimentar que causa gastroenterite aguda. Tem uma duração menor que 2 a 3 semanas, sendo que a infecção ocorre pela ingestão de alimentos contaminados pelo agente infeccioso. Os alimentos que mais causam salmonelose são: ovos, carne, leite e seus derivados.
O período de incubação é variável, vai de 6 a 36 horas, raramente chegando a 72 horas. O agente infeccioso encontra-se classificado entre as enterobactérias do gênero salmonela e o reservátorio é o indivíduo infectado ou portador.

Modo de transmissão- direto: ingestão de alimentos contaminados com fezes ( água, ovos, carne, leite) e o indireto: pessoas com mãos contaminadas, que lidam com RN, pessoas debilitadas, idosos, cozinhas, restaurantes etc...

Sintomatologia- febres entéricas: diarréia e febre, gastroenterites agudas: febre, cefáleia, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e desidratação, septicemias: quando caem na corrente sanguínea e se manifesta pot todos os órgãos devido às toxinas liberadas pelo micoorganismo. Nesse quadro de septicemia, o paciente pode apresentar febre alta, calafrios, dores abdominais, vômitos, diarréia com melena, tenesmo, pneumonias, artrites e até a meningite.

Tratamento específico- medicações prescritas, como antibióticos( IM, EV OU VO), e ainda soluções glicosadas e fisiológicas endovenosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário